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Desenvolvimento do SiFEUP

Operacionalização

Referem-se nesta secção os meios necessários à operacionalização do sistema, incluindo uma proposta de enquadramento da equipa central e uma calendarização das tarefas.

Equipamento

Está desde já praticamente assegurada a existência dos recursos de hardware e software necessários ao desenvolvimento e evolução do SiFEUP.

Hardware:

  1. servidores de Web;
  2. servidores de BD;
  3. capacidade em disco (local e distribuída, nos servidores do CICA);
  4. scanners, de mesa e manual.

Software:

  1. sistemas de desenvolvimento em HTML (vários);
  2. sistemas de desenvolvimento em Oracle;
  3. sistema de desenvolvimento em VRML;
  4. aplicações de reconhecimento de texto (OCRs).

É apenas necessário prever o acompanhamento das necessidades de memória RAM e de disco e a manutenção do software, com a respectiva actualização de versões. No caso das ferramentas de desenvolvimento Oracle, apenas existem versões experimentais, sendo necessário negociar desde já a respectiva aquisição. Esta corresponderá a um investimento da ordem dos 2500 K$, sendo a manutenção anual de todos os produtos Oracle de, aproximadamente, 800 K$.

Recursos Humanos

Do ponto de vista de recursos humanos há essencialmente duas vertentes a considerar: a concepção e o desenvolvimento dos componentes do SiFEUP e a respectiva exploração.

Para assegurar estas vertentes é indispensável promover a disponibilidade de recursos humanos na Equipa do SiFEUP, ao nível dos Orgãos de Gestão e Serviços Centrais. Esta equipa deverá reunir competências diversas, correspondentes às funções de:

  1. gestor de informação;
  2. administrador de sistemas;
  3. administrador de bases de dados;
  4. analista/programador;
  5. designer;
  6. operador de dados.

Estas funções são frequentemente desempenhadas por pessoas distintas, embora diferentes funções possam ser desempenhadas por uma mesma pessoa, face à forte interligação de algumas delas (ex. 2 e 4). Outras funções poderão ser necessárias no futuro, dependendo da evolução do sistema de informação.

Para a concepção e desenvolvimento do SiFEUP conta-se sobretudo com a colaboração de docentes e investigadores e com o trabalho de alunos desenvolvido no âmbito de projectos das áreas de informática das licenciaturas. Tentar-se-á ainda encontrar formas de contratar programadores ao abrigo de programas de financiamento de I&D, que permitam acelerar o desenvolvimento do SiFEUP.

Para a exploração será necessário afectar à Equipa pessoal conhecedor da actividade relacionada com cada recurso informativo, em número adequado à quantidade de informação a introduzir e a manter no sistema.

Enquadramento Orgânico

Pela dimensão que o sistema possui e para garantir o seu dinamismo será imprescindível, na fase de exploração, a existência de pessoal dedicado, em particular às funções de gestor de informação, programador e operador de dados.

É desejável que a Equipa do SiFEUP venha a ser integrada no CICA, assim que a estrutura organizativa deste o permita. Propõe-se, para já, a criação de um gabinete de apoio, dependente do Conselho Directivo, que deverá incluir:

  • 1 gestor de informação (SiFEUP);
  • 1 administrador de sistemas do CICA;
  • 1 administrador de bases de dados, com experiência em Oracle e respectivas ferramentas de desenvolvimento;
  • 2 analistas/programadores (HTML e Oracle);
  • operadores de dados.

Na primeira fase, apenas no caso dos analistas/programadores será necessário considerar a abertura de concurso externo de ingresso, devendo algum dos candidatos a admitir possuir capacidades de designer em HTML. Os operadores de dados serão indicados pelos serviços centrais da FEUP, para assegurar o carregamento da informação de que são responsáveis.

As restantes equipas associadas aos principais produtores de informação deverão ser nomeadas pelos respectivos responsáveis, reunindo, das competências anteriores, as que se justificarem face à especificidade de cada produtor.

Os gestores de informação de cada produtor, exista ou não uma equipa específica associada, serão nomeados pelo responsável respectivo e terão como funções seleccionar e garantir a recolha dos dados a introduzir no sistema, estabelecer os prazos de validade dos mesmos, assegurando a sua actualização ou eliminação, e definir as respectivas prioridades.

Calendarização

Admitindo a afectação de todos os meios referidos atrás, prevê-se o faseamento abaixo indicado das tarefas identificadas, tendo como horizonte temporal o 4º trimestre de 1997. Alguns dos recursos têm calendarização própria e, por isso, não são aqui incluídos (caso da Biblioteca, Contabilidade, GAUP e, parcialmente, Gestão de Pessoal).

Tarefa 4o tri 96 1o tri 97 2o tri 97 3o tri 97 4o tri 97
Constituição da Equipa do SiFEUP
Elaboração do regulamento
Elaboração das páginas tipo
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